Despesas com aquisição e financiamento de Imóvel
Na hora de comprar um imóvel, recorrendo a financiamento bancário saiba que tem que tem em consideração que deverá ter capitais próprios para o pagamento das despesas inerentes ao financiamento e aquisição de um imóvel.
Assim, para além de no mínimo dispor de 10% do valor de aquisição de um imóvel (os bancos apenas estão a financiar até ao montante máximo de 90% do valor de aquisição), também deverá ter em conta as despesas com o financiamento e com a formalização dos contratos.
Despesas com o financiamento:
- Comissão de dossier - que também pode ser chamada de comissão de abertura ou de estudo, abrange os custos de preparação e análise de crédito. Esta comissão varia de banco para banco cujos valores à data rondam entre cerca de 130€ e 350€.
- Comissão de avaliação - Este é um procedimento necessário para determinar o montante máximo que o Banco lhe poderá emprestar, em função do valor do imóvel. Esta avaliação é efetuada por um perito avaliador qualificado pelo CMVM. Esta comissão varia de banco para banco, cujos valores à data rondam entre cerca de 226€ e os 336€.
- Comissão de formalização - Este valor, correspondente a gastos administrativos e burocráticos, é pago no momento da formalização do contrato. Sendo uma comissão que só é cobrada em caso de formalização. Esta comissão varia de banco para banco, cujos valores à data, rondam entre cerca de 200€ e 400€
- Imposto de selo sobre o financiamento - O imposto do selo incide sobre o valor de financiamento obtido. Neste caso, o valor do imposto de selo é sempre de 0.6% sobre o valor de financiamento.
Despesas com a formalização dos contratos:
- Escritura/Documento Particular Autenticado - Os valores associados à escritura/documento particular autenticado variam em função do notário, solicitador ou advogado, e, podem variar. Rondam entre cerca de 370€ até 700€.
- Registos de aquisição e hipoteca - Por cada um dos registos o custo cobrado pelo Instituto de Registos e Notariado é de 225€ cada um, podendo o Notário, Solicitador ou Advogado. Neste caso, o valor rondará entre os 450€ e os 500€.
- Imposto Municipal sobre as transmissão onerosas - Este imposto recai sobre o valor de aquisição do imóvel. O valor do imposto é variável, dependendo do valor de aquisição e do destino do imóvel.
- Imposto de selo sobre a aquisição - O imposto do selo incide sobre o valor de aquisição do imóvel. Neste caso, o valor do imposto de selo é sempre de 0.8% sobre o valor de aquisição.
Vejamos um exemplo prático, calculado com valores meramente indicativos:
Um casal, decide comprar um apartamento para habitação própria e permanente, cujo valor de compra é de 100 000€. Este casal, recorrerá a financiamento de 90.000€. Então:
Despesas com financiamento = 1.208,20€
- Comissão de dossier = 226.20€
- Comissão de avaliação = 239.20€
- Comissão de formalização = 202.80€
- Imposto de Selo sobre o financiamento = 540€
Despesas com formalização = 1.858,72€
- Escritura/DPA = 550€
- Registos de aquisição e hipoteca = 450€
- Imposto municipal transmissões onerosas = 58.72€
- Imposto de Selo sobre aquisição = 800€
Assim sendo, para além dos 10.000€ de capitais próprios, este casal terá que dispor de mais cerca de 3.100€ para os custos com a formalização e financiamento do imóvel.
Salientamos que os custos apresentados são meramente indicativos e podem estar sujeitos a alterações regulares.
Se eventualmente precisar da nossa ajuda, estamos ao seu dispor.
O nosso serviço é totalmente GRATUITO para o cliente!